terça-feira, 12 de março de 2013

05 telhados e coberturas - a personalidade da casa

Começamos com essa casa linda !


A cobertura em tom suave, o jogo de telhados e a combinação de alvenaria e madeira roliça conferem a esta casa de fim de semana um ar sólido, mas ao mesmo tempo delicado. A residência fica numa parte plana do terreno, com espaço para uma ampla área de lazer, que abriga a piscina de traçado sinuoso e borda infinita. As telhas são de concreto, em tom marfim-palha.




A estrutura desse telhado é um mix de tesouras de aço (um tipo de estrutura em formato de V) e caibros de madeira (Angelim Vermelho). Desenvolvido com a função de um "chapéu" com longas abas, proporciona uma grande sombra e permite que se caminhe ao seu redor mesmo durante as chuvas leves. Feixes de quatro pilares de madeira suportam a estrutura do telhado a partir do térreo até o pavimento superior. Os forros em madeira foram colocados sobre os caibros do telhado revelando sua estrutura para o interior do ambiente e captando a luz natural para o interior das suítes.




O telhado é composto por oito águas (superfícies que compõem o telhado) e não foi necessário uma estrutura especial. Com montagem simples e rápida, foram usadas terças - um tipo de madeira usado para apoiar caibros - de 6 x 12 cm, de 5 x 6 cm e ripas de 5 x 2 cm. Na parte de circulação dos ambientes íntimos há uma abertura zenital (abertura localizada na cobertura da edificação, fechada com vidro que possibilita a entrada de luz natural), que trouxe luz natural ao ambiente. As telhas são da Beltelhas, fabricadas com concreto natural adicionado de impermeabilizantes e pigmentada na cor cinza pérola. 




O chalé de 450 m² em Campos do Jordão, SP, possui características típicas das construções alpinas, como o telhado bastante inclinado (75%), as folhas das janelas (fechadas, e não do tipo veneziana) e as três mansardas, que iluminam os quartos. A fachada da frente é revestida de reboco pintado com tinta látex, e as outras são de tijolinhos aparentes. As floreiras arrematam o conjunto. Projeto de Tadeu Sales.






Para enfrentar as baixas temperaturas de Campos do Jordão, SP, o chalé de 360 m² utilizou um sistema construtivo nativo dos Estados Unidos, adequado para regiões altas e frias. Na fachada, por baixo das réguas de madeira (clapboard), fixadas sobre a alvenaria, colocou-se uma manta térmica que retém o calor. O mesmo procedimento foi adotado no telhado, onde a proteção fica entre as ripas e os caibros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário