sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


O que determina a composição de uma telha é a forma como ela será empregada na construção. Aspectos ambientais, como chuvas frequentes, temperatura da região da obra e a arquitetura projetada, por exemplo, são indispensáveis para que seja feita uma escolha adequada do material de fabricação da telha.
Ofertas em Telhas
O modelo clássico, e mais utilizado, é a telha de cerâmica, feita com composições de argilominerais, principalmente ilita e montmorilonitas. A cor vermelha da telha é uma característica da argila queimada e sua vida útil é maior do que das telhas feitas com cerâmica branca.
Com matéria-prima selecionada, a massa cerâmica é preparada com objetivo de atingir peculiaridades compatíveis com formato e utilização do produto. Fatores como bom encaixe, baixa porosidade, resistência da massa seca, elevada resistência à flexão são importantes para a garantia da qualidade da telha.
Atualmente é possível observar uma diversidade de soluções para coberturas em obras dos mais diversos portes. Sendo assim, a telha pode ser composta de outros materiais que se adéquam melhor à ocasião.
Os mais conhecidos depois da telha de cerâmica são as telhas metálicas e as de fibrocimento (ou amianto), mas ainda existem outros materiais como vidro, plástico, cimento, pedra, madeira e também telhas fabricadas com materiais recicláveis.
As telhas feitas de produtos metálicos têm-se dissipado entre os consumidores. São ideais para zonas industriais e marítimas, já que são protegidas contra a corrosão. Além disso, se destacam pela resistência e leveza.
Telhas na Arquitetura moderna
Arquitetura moderna e de alta tecnologia também utiliza coberturas conhecidas como telhas metálicas autoportantes. Esse tipo de material é uma saída para espaços com vãos livres, extensos e que necessitam de fechamentos laterais, como é comum em ambientes como ginásios de esportes. Essas telhas são resistentes, de rápida aplicação e econômicas, dispensando estruturas intermediárias. Outra vantagem é que as telhas metálicas autoportantes de aço galvanizado são feitas e armadas na própria obra.
Mais uma alternativa para economizar em madeiramento são telhas de fibrocimento, popularmente conhecidas como amianto. São compostas de, aproximadamente, 8% a 15% de amianto, 25% de calcário e por um composto híbrido de fibras poliméricas, celulose e escória, completando a composição com cimento comum. A quantidade dos compostos pode variar de acordo com o produto e com o método de fabricação.
As telhas de amianto possuem flexibilidade, maior resistência, são de fácil instalação e geralmente apresentam preços inferiores, com relação a telhas compostas por outros materiais. Podem ser personalizadas por meio da pintura e com isso oferecem uma cobertura mais moderna e durável.
Agora se o objetivo é iluminar ambientes com deficiência de luz, as telhas feitas em vidro são uma ótima alternativa. Sua utilização em lugares escuros proporciona uma grande economia de energia elétrica e, esteticamente, se torna um diferencial de beleza na construção.
Outros tipos diferentes incluem telhas de plástico, que por serem, naturalmente, leves oferecem economia na estrutura de suporte do telhado e suavizam a carga nas fundações da obra. Essas telhas são feitas com uma diversidade de materiais com composição diferentes e também operam como isolantes térmicos e acústicos, sendo resistentes a produtos químicos e à luz solar.
Já as telhas de cimento, ao contrário do que muitos podem pensar, não são pesadas, equiparando-se à leveza das telhas comuns de cerâmica. Além de serem comercializadas em opões de cores variadas, são resistentes e apresentam baixo indicador de absorção de água.
Telhas de pedra são adequadas para inclinações elevadas, ideais para regiões como as montanhosas, por exemplo. Podem ser fabricadas de ardósia ou de lajedo.
Para quem está construindo uma casa de madeira e deseja um bom isolante contra o frio e o calor, uma boa opção é a telha de madeira. Duráveis quando submetidas a um tratamento adequado, podem ser feitas de madeiras ecológicas, provenientes de reflorestamento.
Materiais recicláveis também podem ser utilizados como matéria-prima na composição de uma telha. Os mais utilizados são embalagens de leite (tetra pak), garrafas pet, papelão laminado e latas de alumínio.
Como analisado, as alternativas para garantir a cobertura ideal de uma obra são diversas. No entanto, o apoio de um profissional qualificado é imprescindível para a escolha adequada, levando em consideração a situação, ambiente e orçamento da obra.

Um comentário:

  1. Interessante não acharam?
    Acho que vou deixar vocês falarem sobre isso na aula... o que acham???
    Cuidado com o copia e cola!

    ResponderExcluir