terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Tipos de Telhas e suas Características, Passo a Passo!

Amigos, conhecer os tipos de telhas disponíveis no mercado é importante para especificar e executar telhados com qualidade. As telhas, dependendo do tipo que for utilizado pordem proporcionar conforto térmico, tranparência, leveza, custo/benefício, beleza e sofisticação.
Vejam quais são os tipos de telhas abaixo:
Telha Cerâmica (barro): As telhas cerãmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.
É necessário um estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas. Verifique sempre a inclinação indicada pelo fabricante da telha. As telhas cerâmicas variam de 30% a 35%. Para saber mais sobre inclinação de telhados veja o tema: Como Calcular a Inclinação de Telhado, Passo a Passo!
O consumo de telhas fica entre 15 e 17 pç/m2 e o peso por das telhas em torno de 40kg/m2.

Telha de Concreto: As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. Tem um peso/m2 em torno de 48kg/m2 e consumo de 10 a 15 un/m2.
Macete 01: As telhas de concreto com cores brancas proporcionam mais conforto térmico porque refletem a luz do sol que incidem sobre elas.
Telha de Fibrocimento: São o melhor custo/benefício do mercado. São resistentes e leves, por isso precisam de um engradamento de telhado mais simples. Devem ser bem fixadas nas terças para que não tenha problemas com chuvas e ventos. O trespasse recomendado de 15cm a 20cm e inclinação mínima de 15%. Tem espessura de 4mm, 5mm, 6mm, 8mm. Os tamanhos encontrados no mercado são próximos a 1,22m X 2,44m (comprimento x largura), dependendo do fabricante.
Telha de Vidro: As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos (colonial, americana, francesa, italiana, mediterrânea, etc) em ambientes que precisam de iluminação.
Macete 02: essa telha deve ser utilizada em ambientes bem planejados, caso contrário fica parecendo um ambiente “gambiarrado”, uma solução paleativa.
Macete 03: recomenda-se levar um modelo da telha cerâmica ou de concreto, para conferir com a telha de vidro, no momento da compra.
Telhas Metálicas Galvanizadas: São telhas de aço que passam pelo processo de galvanização ou zincagem para proteger o aço da telha da corrosão atmosférica. Essas telhas tem perfil trapezoidal como na foto e perfil ondulado. A espessura padrão das chapas das telhas são: chapa 22 (espessura 0,80mm), chapa 24 (espessura 0,65mm), chapa 26 (0,50mm), chapa 28 (0,43mm).
Telhas Metálicas Galvalume: Galvalume é o nome dado para a chapa de aço revestida com uma camada de liga Al-Zn, que é aplicada pelo processo de imersão à quente. O revestimento constituído em peso 55% Al, 43,5% Zn e 1,5% Si, oferece um balanço otimizado entre a resistência à corrosão por barreira oferecida pelo alumínio e proteção galvânica oferecida pelo zinco.
O Galvalume combina também a resistência estrutural do aço à durabilidade do alumínio, tornando o produto ainda mais competitivo.
O uso do Galvalume é recomendado onde se requer resistência à corrosão atmosférica superior, aparência, elevada refletividade de calor, resistência à oxidação em temperaturas elevadas aliadas a um melhor aspecto superficial.
Telhas Termoacústicas (sanduíche): São caracterizadas por duas telhas convencionais preenchidas por material inerte (poliuretano, isopor (EPS), lã de vidro ou lão de rocha) constituindo um “sanduíche” ou simplesmente uma única telha metálica com revestimento inferior.
Os materiais de preenchimento possuem um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), oferecendo uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, possibilitando uma redução na utilização de equipamentos para refrigeração, redução em problemas de acidentes por fadiga e melhoria no ambiente de trabalho.
Telhas Ecológicas: São feitas a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina. As cores (vermelha, verde, preta e marrom) são obtidas a partir de pigmentação. Elas são leves e fáceis de instalar.
Telhas de Policarbonato: O policarbonato é termoplástico resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Suas principais características são a transparência e a resistência.
Os formatos das telhas de policarbonato são semelhantes às telhas de aço galvanizado e alumínio e às telhas de fibro-cimento, trabalhando em conjunto compondo coberturas e fechamentos verticais. As telhas de policarbonato possuem tratamento contra o ataque dos raios UV garantindo assim uma vida útil muito maior que as telhas de fibra de vidro ou PCV, não amarelam e não perdem a transparência.
Macete 04: Mantenha as telhas de policarbonato em local protegido até a instalação. Elas são facilmente danificadas.
Macete 05: A fixação deve ser realizada através de perfis de alumínio com gaxetas de Neoprene ou EDPM, que não danificam o policarbonato.
Telhas Calhetão: são fabricadas de fibrocimento e largamente usadas na década de 1980. Hoje não se vê muito edificações com cobertura em calhetão. São ideiais para vencer vãos livres maiores, entre 3,0m e 9,0m. Por suas peças serem compridas permitem que o telhado tenha uma inclinação reduzida. Nesse caso, mínima de 5%. Tem espessura de 8mm.
Telhas Translúcidas de Polipropileno: são fabricadas a partir da composição de resinas termoplásticas especiais que favorecem a luminosidade natural do ambiente, ideiais para instalações em telhados, coberturas e fachadas. Elas permitem, em média, a passagem de 70% da iluminação natural.
Telhas Translúcidas: Produzidas em Fiberglass, as telhas translúcidas oferecem iluminação natural, economizando energia elétrica. Leves e fáceis de manusear podem ser usadas na indústria, comércio e residência.
Conhecendo todos os tipos de telhas e algumas de suas características, defina a escolha do tipo de telha a ser utilizado de acordo com o seu projeto e suas necessidades e faça a instalação das mesmas de acordo com as especificações do fabricante.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


O que determina a composição de uma telha é a forma como ela será empregada na construção. Aspectos ambientais, como chuvas frequentes, temperatura da região da obra e a arquitetura projetada, por exemplo, são indispensáveis para que seja feita uma escolha adequada do material de fabricação da telha.
Ofertas em Telhas
O modelo clássico, e mais utilizado, é a telha de cerâmica, feita com composições de argilominerais, principalmente ilita e montmorilonitas. A cor vermelha da telha é uma característica da argila queimada e sua vida útil é maior do que das telhas feitas com cerâmica branca.
Com matéria-prima selecionada, a massa cerâmica é preparada com objetivo de atingir peculiaridades compatíveis com formato e utilização do produto. Fatores como bom encaixe, baixa porosidade, resistência da massa seca, elevada resistência à flexão são importantes para a garantia da qualidade da telha.
Atualmente é possível observar uma diversidade de soluções para coberturas em obras dos mais diversos portes. Sendo assim, a telha pode ser composta de outros materiais que se adéquam melhor à ocasião.
Os mais conhecidos depois da telha de cerâmica são as telhas metálicas e as de fibrocimento (ou amianto), mas ainda existem outros materiais como vidro, plástico, cimento, pedra, madeira e também telhas fabricadas com materiais recicláveis.
As telhas feitas de produtos metálicos têm-se dissipado entre os consumidores. São ideais para zonas industriais e marítimas, já que são protegidas contra a corrosão. Além disso, se destacam pela resistência e leveza.
Telhas na Arquitetura moderna
Arquitetura moderna e de alta tecnologia também utiliza coberturas conhecidas como telhas metálicas autoportantes. Esse tipo de material é uma saída para espaços com vãos livres, extensos e que necessitam de fechamentos laterais, como é comum em ambientes como ginásios de esportes. Essas telhas são resistentes, de rápida aplicação e econômicas, dispensando estruturas intermediárias. Outra vantagem é que as telhas metálicas autoportantes de aço galvanizado são feitas e armadas na própria obra.
Mais uma alternativa para economizar em madeiramento são telhas de fibrocimento, popularmente conhecidas como amianto. São compostas de, aproximadamente, 8% a 15% de amianto, 25% de calcário e por um composto híbrido de fibras poliméricas, celulose e escória, completando a composição com cimento comum. A quantidade dos compostos pode variar de acordo com o produto e com o método de fabricação.
As telhas de amianto possuem flexibilidade, maior resistência, são de fácil instalação e geralmente apresentam preços inferiores, com relação a telhas compostas por outros materiais. Podem ser personalizadas por meio da pintura e com isso oferecem uma cobertura mais moderna e durável.
Agora se o objetivo é iluminar ambientes com deficiência de luz, as telhas feitas em vidro são uma ótima alternativa. Sua utilização em lugares escuros proporciona uma grande economia de energia elétrica e, esteticamente, se torna um diferencial de beleza na construção.
Outros tipos diferentes incluem telhas de plástico, que por serem, naturalmente, leves oferecem economia na estrutura de suporte do telhado e suavizam a carga nas fundações da obra. Essas telhas são feitas com uma diversidade de materiais com composição diferentes e também operam como isolantes térmicos e acústicos, sendo resistentes a produtos químicos e à luz solar.
Já as telhas de cimento, ao contrário do que muitos podem pensar, não são pesadas, equiparando-se à leveza das telhas comuns de cerâmica. Além de serem comercializadas em opões de cores variadas, são resistentes e apresentam baixo indicador de absorção de água.
Telhas de pedra são adequadas para inclinações elevadas, ideais para regiões como as montanhosas, por exemplo. Podem ser fabricadas de ardósia ou de lajedo.
Para quem está construindo uma casa de madeira e deseja um bom isolante contra o frio e o calor, uma boa opção é a telha de madeira. Duráveis quando submetidas a um tratamento adequado, podem ser feitas de madeiras ecológicas, provenientes de reflorestamento.
Materiais recicláveis também podem ser utilizados como matéria-prima na composição de uma telha. Os mais utilizados são embalagens de leite (tetra pak), garrafas pet, papelão laminado e latas de alumínio.
Como analisado, as alternativas para garantir a cobertura ideal de uma obra são diversas. No entanto, o apoio de um profissional qualificado é imprescindível para a escolha adequada, levando em consideração a situação, ambiente e orçamento da obra.